Sobre o Dendê
O dendezeiro é uma palmeira de origem Africana. Se espalhou por toda região tropical do planeta, tendo hoje como principais produtores Malásia e Indonésia. No Brasil destacam-se os estados do Pará, Bahia e Amapá.
Sobre o Óleo de Dendê
O Óleo de Dendê, também conhecido como Óleo de Palma Bruto, é extraído da polpa do fruto. Da amêndoa extrai-se o Óleo de Palmiste. O Óleo de Dendê é um óleo de cor amarelo avermelhado e sabor adocicado. Sua coloração é uma característica determinada pelo alto teor de carotenóides, que tem alto interesse nutricional devido ao seu uso estar associado a substâncias anticancerígenas. O Óleo de Dendê é a fonte mais rica da natureza em carotenoides.
Utilização do Óleo de Dendê
O Óleo de Dendê tem sua maior utilização na área alimentícia. Cerca de 80% da produção mundial é destinado a alguma aplicação alimentícia, os outros 20% restante são para finalidades não alimentícias. Dentre as finalidades alimentícias podemos citar: azeite de dendê, margarinas, frituras, sorvetes, bolachas, etc.
Aplicação do Óleo de Dendê
O Óleo de Dendê ou palma também pode ser usado para outras finalidades: cosméticos, sabão, sabonetes, hidratantes, velas, produtos domissanitários, farmacêuticos lubrificantes, dentre muitas outras.
Outra aplicação que está ganhando força é a utilização do óleo de dendê como biodiesel ou dendiesel.
Comentários
O Óleo de Dendê ou Palma está em situação de destaque no mercado mundial. Ocupa atualmente o 1° lugar, tendo ultrapassado o Óleo de Soja.
Óleos Vegetais
- Alcatrão Vegetal
- Óleo de Abacate
- Óleo de Algodão
- Óleo de Alho
- Óleo de Amêndoa Doce
- Óleo de Amêndoas
- Óleo de Amendoim
- Óleo de Arroz
- Óleo de Canola
- Óleo de Castanha do Brasil
- Óleo de Castanha do Pará
- Óleo de Cenoura
- Óleo de Coco de Babaçu
- Óleo de Coco Palmiste
- Óleo de Dendê
- Óleo de Gergelim
- Óleo de Germe de Trigo
- Óleo de Girassol
- Óleo de Linhaça
- Óleo de Mamona
- Óleo de Mamona Desidratado
- Óleo de Mamona Extra Pale
- Óleo de Mamona Hidrogenado
- Óleo de Maracujá
- Óleo de Milho
- Óleo de Palma
- Óleo de Rícino
- Óleo de Semente de Uva
- Óleo de Soja
- Óleo de Tungue