OUTRAS DENOMINAÇÕES: Óleo de Castanha do Brasil, Óleo de Castanha da Amazônia, Óleo de Castanha.
FAMÍLIA DA PLANTA: Lecythidaceae.
NOME BOTÂNICO DA PLANTA: Bertholletia excelsia ou excelsa, Nobilis.
DENOMINAÇÕES ESTRANGEIRAS: Brazil Nut Oil, Huile de Noix du Brasil, Aceite de Nuez de Brasil, Noce Del Brasile, entre outras.
Sobre a Castanha
Castanha é originária da região amazônica. No Brasil ocorre nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Roraima e Rondônia e em boa parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. O fruto da Castanha se chama ouriço que contém de 15 a 24 sementes que são as Amêndoas da Castanha.
Sobre o óleo de Castanha do Pará
O Óleo de Castanha do Pará é obtido por processo de prensagem a frio de onde se obtém um óleo fino e valioso de altíssima qualidade e elevado valor comercial. Apresenta-se como um óleo de cor amarelo claro, odor e sabor característicos.
Utilização do óleo de Castanha do Pará
A Castanha é muito apreciada como aperitivo, depois de desidratada, e também entra na composição de biscoitos, farinha, paçoca, além do óleo. O Óleo de Castanha do Pará substitui com vantagens o Azeite de Oliva, por seu sabor suave e agradável. Apresenta também uma excelente composição de ácidos graxos essenciais e fornece substancial teor de proteínas, lipídios e vitaminas que o torna excelente fonte nutricional.
Aplicação do óleo de Castanha do Pará
O Óleo de Castanha do Pará é delicioso quando usado em receitas culinárias, bem como saladas e refogados. Este óleo apresenta propriedades emolientes, hidratantes e lubrificantes sendo muito utilizado como matéria-prima na fabricação de produtos cosméticos, farmacêuticos, alimentícios, sabonetes finos, entre outros.
Comentários
A Castanha do Pará está intimamente ligada a cultura das populações tradicionais da Amazônia. Seus produtos e subprodutos são utilizados há várias gerações como fonte de alimentação e renda. Apresenta grande importância econômica para a região pois o extrativismo proporciona melhores condições de sobrevivência além de ajudar a preservar a floresta.
Óleos Vegetais
- Alcatrão Vegetal
- Óleo de Abacate
- Óleo de Algodão
- Óleo de Alho
- Óleo de Amêndoa Doce
- Óleo de Amêndoas
- Óleo de Amendoim
- Óleo de Arroz
- Óleo de Canola
- Óleo de Castanha do Brasil
- Óleo de Castanha do Pará
- Óleo de Cenoura
- Óleo de Coco de Babaçu
- Óleo de Coco Palmiste
- Óleo de Dendê
- Óleo de Gergelim
- Óleo de Germe de Trigo
- Óleo de Girassol
- Óleo de Linhaça
- Óleo de Mamona
- Óleo de Mamona Desidratado
- Óleo de Mamona Extra Pale
- Óleo de Mamona Hidrogenado
- Óleo de Maracujá
- Óleo de Milho
- Óleo de Palma
- Óleo de Rícino
- Óleo de Semente de Uva
- Óleo de Soja
- Óleo de Tungue