Sobre o Abacate
O Abacate é uma fruta nativa da América Central e México. Indícios apontam que é conhecida há mais de 10 mil anos. O Abacate é a fruta que possui a maior quantidade de proteínas e é rico em vitaminas C e E, ácido fólico e potássio.
Sobre o Óleo de Abacate
O Óleo de Abacate é extraído quando os frutos estão maduros, isto é, com consistência mole que é quando apresentam teores mais elevados de óleo. O principal obstáculo para obtenção do óleo é o alto teor de umidade que afeta o rendimento da extração, a qualidade do óleo interfere no custo de produção. Atualmente este óleo possui alto valor comercial devido à pequena produção mundial.
O Óleo de Abacate apresenta-se como um óleo de cor variando do amarelo esverdeado ao avermelhado, com odor e sabor suave característico.
Utilização do Óleo de Abacate
O óleo de Abacate pode ser utilizado para fins alimentícios e é tão competitivo quanto o azeite de oliva, por ser rico em gorduras insaturadas e vitamina E. O aumento da produção mundial poderia permitir o refino de óleo de abacate e utilização para fins comestíveis em maior escala.
Aplicação do Óleo de Abacate
O Óleo de Abacate é aplicado principalmente pela indústria farmacêutica e cosmética. Mas também tem várias finalidades como alimentícia, na culinária, em cremes para face e mãos, em produtos para a pele, produtos para tratamento de estrias e rugas e é bastante usado em vários tipos de massagens, devido ser um óleo que penetra fundo nos tecidos deixando a pele macia e nutrida. Apresenta alta absorção de raios ultravioleta agindo como potente filtro solar.
Comentários
Em muitos países o abacate é consumido como um autêntico alimento, principalmente sob a forma de saladas, temperadas com sal, azeite e condimentos diversos, sendo também utilizados sob a forma de sopa. O Brasil é um dos raros países onde o abacate é consumido como sobremesa, sob forma de vitamina ou sob forma de cremes.
Óleos Vegetais
- Alcatrão Vegetal
- Óleo de Abacate
- Óleo de Algodão
- Óleo de Alho
- Óleo de Amêndoa Doce
- Óleo de Amêndoas
- Óleo de Amendoim
- Óleo de Arroz
- Óleo de Canola
- Óleo de Castanha do Brasil
- Óleo de Castanha do Pará
- Óleo de Cenoura
- Óleo de Coco de Babaçu
- Óleo de Coco Palmiste
- Óleo de Dendê
- Óleo de Gergelim
- Óleo de Germe de Trigo
- Óleo de Girassol
- Óleo de Linhaça
- Óleo de Mamona
- Óleo de Mamona Desidratado
- Óleo de Mamona Extra Pale
- Óleo de Mamona Hidrogenado
- Óleo de Maracujá
- Óleo de Milho
- Óleo de Palma
- Óleo de Rícino
- Óleo de Semente de Uva
- Óleo de Soja
- Óleo de Tungue