Sobre a Oleína Animal
A Oleína Animal ou ácido oleico é um ácido graxo insaturado de cadeia longa. Ele também é conhecido como Ômega 9 que é um ácido graxo essencial, que participa do nosso metabolismo desempenhando papel fundamental na síntese dos hormônios.
Forma de obtenção da Oleína Animal
A Oleína Animal ou ácido oleico é obtida a partir da hidrólise da gordura animal ou de certos vegetais (óleo de oliva, palma, etc.), onde após a separação da glicerina ela é submetida a uma destilação sob alto vácuo e separados por cristalização fracionada da estearina, através do abaixamento da temperatura. Para se obter uma oleína altamente pura ela deve ser bi-destilada e fracionada até se chegar na concentração acima de 95%.
A Oleína animal quando bi-destilada apresenta aparência líquida (a temperatura ambiente), cor levemente amarelada e odor leve característico.
Utilização da Oleína Animal
A oleína animal ou ácido oleico é um produto emoliente, muito utilizado como aditivo em base de sabões e sabonetes. Na indústria cosmética em cremes e emulsões, bronzeadores, produtos solares, entre outros. Apresenta variada aplicação industrial: lubrificantes, desengraxantes, plastificantes, entre muitas outras.
Óleos Vegetais
- Alcatrão Vegetal
- Óleo de Abacate
- Óleo de Algodão
- Óleo de Alho
- Óleo de Amêndoa Doce
- Óleo de Amêndoas
- Óleo de Amendoim
- Óleo de Arroz
- Óleo de Canola
- Óleo de Castanha do Brasil
- Óleo de Castanha do Pará
- Óleo de Cenoura
- Óleo de Coco de Babaçu
- Óleo de Coco Palmiste
- Óleo de Dendê
- Óleo de Gergelim
- Óleo de Germe de Trigo
- Óleo de Girassol
- Óleo de Linhaça
- Óleo de Mamona
- Óleo de Mamona Desidratado
- Óleo de Mamona Extra Pale
- Óleo de Mamona Hidrogenado
- Óleo de Maracujá
- Óleo de Milho
- Óleo de Palma
- Óleo de Rícino
- Óleo de Semente de Uva
- Óleo de Soja
- Óleo de Tungue