Sobre o Tungue
O Tungue é uma planta originária do extremo oriente, que cresce quase que espontaneamente e muito rapidamente na China, sobretudo na região do Yang-Tsé. Atualmente os principais produtores mundiais são China, Paraguai e Argentina.
A safra de tungue é bastante irregular tendo ciclos de ano bom e outro ruim.
Sobre o Óleo de Tungue
Para se obter um bom rendimento de Óleo de Tungue é necessário um correto armazenamento das sementes para evitar que elas se acidifiquem ou estraguem.
O rendimento de semente em óleo gira em torno de 18%. O Óleo de Tungue apresenta-se como um óleo de cor amarelo claro com odor característico. O Óleo de Tungue é um óleo venenoso e não comestível.
Utilização do Óleo de Tungue
O Óleo de Tungue é um óleo secativo, de padrão superior ao de linhaça. É um óleo usado desde o século XVI como óleo protetivo para madeira. O Óleo de Tungue é considerado inferior ao de linhaça apenas na fabricação de vernizes.
Aplicação do Óleo de Tungue
O Óleo de Tungue, como a maioria dos óleos vegetais, tem uma aplicação muito variada. Iremos citar algumas: tintas, vernizes, conservação de madeira e cascos de navios, calafetação de barcos, lonas isolantes, fios elétricos, revestimentos de paredes, entre muitos outros.
Comentários
Atualmente a utilização do Óleo de Tungue vem aumentando dia a dia, devido ao seu valor como óleo secativo, sendo hoje o maior concorrente do Óleo de Linhaça.
Óleos Vegetais
- Alcatrão Vegetal
- Óleo de Abacate
- Óleo de Algodão
- Óleo de Alho
- Óleo de Amêndoa Doce
- Óleo de Amêndoas
- Óleo de Amendoim
- Óleo de Arroz
- Óleo de Canola
- Óleo de Castanha do Brasil
- Óleo de Castanha do Pará
- Óleo de Cenoura
- Óleo de Coco de Babaçu
- Óleo de Coco Palmiste
- Óleo de Dendê
- Óleo de Gergelim
- Óleo de Germe de Trigo
- Óleo de Girassol
- Óleo de Linhaça
- Óleo de Mamona
- Óleo de Mamona Desidratado
- Óleo de Mamona Extra Pale
- Óleo de Mamona Hidrogenado
- Óleo de Maracujá
- Óleo de Milho
- Óleo de Palma
- Óleo de Rícino
- Óleo de Semente de Uva
- Óleo de Soja
- Óleo de Tungue